Pesca de Miraguaias

19-10-2010 13:45

Características: A miraguaia possui aspecto robusto, com o corpo alto, alongado e levemente comprimido e achatado, com o corpo coberto por grandes escamas.

A linha lateral é paralela ao perfil dorsal do corpo. A cabeça é robusta, de perfil convexo e reto em sua parte anterior. A boca é larga e se estende até a altura dos olhos. Atrás e debaixo da boca, na parte inferior da cabeça, nota-se uma série de barbilhões. Os olhos são situados lateralmente, se localizam próximo das narinas, e tem tamanho mediano.

A nadadeira dorsal é dividida em dois, sendo que a primeira possui raios espinhosos grandes e a segunda com raios espinhosos menores. A nadadeira caudal é truncada e a anal é curta. As nadadeiras peitorais são largas e as ventrais começam logo atrás das peitorais. Não possuem nadadeira adiposa (aquela pequena, localizada entre a dorsal e a caudal).

Sua coloração é cinza-escura, quase preta no dorso e flancos, clareando em direção ao ventre. As nadadeiras são cinza uniformes, porém mais claras que o corpo. Quando jovens, são mais claras e percebem-se quatro ou cinco faixas escuras verticais, que se confunde com a cor geral, e ficam cada vez mais escuras à medida que crescem.

Pode alcançar aproximadamente 1,60 m de comprimento e chegar a ultrapassar 50 kg, sendo um dos maiores peixes ósseos de seu habitat.

Hábitos: Sua dieta alimentar é composta basicamente de moluscos, principalmente mariscos, crustáceos e peixes.

Quando chega a estação reprodutiva, os indivíduos desta espécie costumam migrar para outras regiões onde as águas são mais quentes durante o inverno, e geralmente são encontrados junto a costões rochosos.
 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis Webnode